fbpx

CHÁS: ATÉ NOS DIAS QUENTES

Está um calorão, e quando pensamos em chá, logo pensamos “chá no verão não dá”. Apesar de o ideal ser consumirmos o chá logo que sua infusão é feita, podemos sim consumi-los frios ou gelados (caso não seja para tratamento gástrico) e ainda ingerir alguns de seus benefícios. Vamos aos benefícios de alguns chás:
CAMOMILA – eficiente em gastrites, diarréias e flatulência. Tem ainda atividade anti-inflamatória leve e ação calmante. Parte da planta utilizada: flores.
HORTELÃ – muito usada em resfriados e como descongestionante. Auxilia em casos de diarréia, flatulência, náuseas, vômitos, azia e ainda para alguns problemas inflamatórios do intestino, vesícula biliar, boca. Apesar de sua utilidade em desordens gastrointestinais, indivíduos com refluxo gastro esofágico podem sentir piora ao usar, uma vez que a hortelã relaxa o esfíncter esofágico inferior e assim devem evitar o uso. Contra indicado também à quem tem colecistite, problemas no fígado ou obstrução das vias biliares. Parte da planta utilizada: folhas.
CHÁ VERDE – possui propriedades antioxidantes e auxilia em processos de emagrecimento por ser termogênico. Por possuir cafeína, é uma bebida estimulante. Parte da planta utilizada: folhas.
MARACUJÁ – PASSIFLORA – seus principais benefícios são associados à redução de ansiedade e promoção de qualidade do sono (auxiliando em quadros leves de insônia). Atua também como calmante. Parte da planta utilizada: folhas