fbpx

GRÃO INTEGRAL

Grão integral é aquele que como o próprio nome diz é um grão em sua forma total. Como assim? O grão está com TODAS as suas camadas, ou seja, nenhuma camada foi retirada, preservando assim todos os nutrientes. Quando encontramos produtos “brancos” como pão, arroz, massa, isso significa que o grão foi refinado e suas partes externas foram desprezadas, ficando assim apenas a parte central do grão para ser utilizada como alimento ou ingrediente de uma receita. O grão integral possui 3 partes:

– farelo: nessa camada, que é a camada externa, encontramos proteínas, antioxidantes e vitaminas do complexo B. Essa camada se destaca por ser riquíssima em fibras.

– endosperma: é a parte do meio do grão e é rica em amido ou carboidratos e um pouco de proteínas.

– gérmen: é uma camada riquíssima em vitaminas e minerais.

Assim, alimentos refinados ou não integrais, preservam apenas o ENDOSPERMA, perdendo fibras, vitaminas e minerais, restando apenas CARBOIDRATOS e algumas vezes proteínas em quantidades não significativas.

– Fique atento: Nem todo alimento com fibra pode ser chamado de alimento integral, mas todo alimento integral contém fibras!

– Dica: você sabia que quando compra o pão integral, ele na realidade NÃO é integral? Isso porque para ser considerado realmente integral, ele não poderia apresentar ingredientes refinados como a farinha branca (ou farinha enriquecida com ferro e ácido fólico) que no pão está presente. Para assegurar que seu pão é integral, PROCURE nas embalagens sempre a informação “PÃO 100% INTEGRAL”.